Como conservar suas Bijuterias

Parabéns, você acaba de adquirir um produto feito à mão. Como todo produto dessa categoria leva consigo delicadeza; portanto alguns cuidados no manuseio devem ser observados:

-   Evite contato com a água ou produtos químicos em geral;

-   Evite quedas abruptas, afim de não causar danos à peça;

-   Evite atritos com a peças, pois podem riscar e afetar o metal;

-   Guarde em local apropriado;

-   Não durma com a peça para evitar quebras;

-   Cuidado com o suor, ele pode oxidar a peça.


O uso diário constante de uma mesma bijuteira, a princípio, não é recomendado, entretanto, há vários casos de grande durabilidade sem qualquer prejuízo para a peça. Isto significa que depende muito da pessoa que usa - suor, cremes, perfumes, manuseio etc. Em outras situações, ocorre rapidamente perda de características originais da peça.

A seguir alguns fatores que podem danificar sua bijuteria:

SUOR: Um dos mais agressivos e muitas vezes responsável pelo escurecimento da peça. No organismo ocorre uma perda contínua de líquido pela pele. O suor é o fator mais efetivo na remoção do calor corporal. Sua composição pode ser extremamente corrosiva devido à presença de substâncias como: Sulfatos, Fosfatos, Cloretos, Ácidos cítrico, úrico e lático. É o caso da prata, por exemplo, que pode escurecer quando em contato com estas substâncias por ser um metal mais sensível do que os outros.
Presença de excesso de Iodo no organismo.
COSMÉTICOS — Cremes, Pomadas, Loções etc.
PERFUMES — Líquido original, Colônias etc.
Química para os cabelos — Tinturas, Alisamentos etc.
MANUSEIO — Esforços impróprios submetidos às peças, tais como: pequenas Torções, Puxões e Dobras.
PRODUTOS DE LIMPEZA — Multiusos, Alvejantes, Sabões etc.
ATIVIDADES DE LAZER — Praia, Piscina, Sauna, Banhos etc.

Como Resolver Isso?

Basta observar os 6 pontos citados acima. E, quando ocorrer danos à bijuteria, para alguns casos a alternativa é lavar a peça com detergente neutro.


Veja como fazer:
Coloque o detergente na própria mão, depois um pouco d'água, e então, esfregue a peça levemente.

Proceda a lavagem, de forma que a limpeza ocorra por toda a peça. A seguir, enxaguar e enxugar bem para não deixar resíduo de umidade. Repouse a peça em local ventilado até sua secagem total.
Em um copo adicione um dedo d'água morna e detergente. Introduza a peça e agite a água sem movimentar a peça. Deixe em repouso por cinco minutos e esfregue levemente com os dedos. A seguir, enxaguar e enxugar bem para não deixar resíduo de umidade. Repouse a peça em local ventilado até sua secagem total.


A vida útil de uma bijuteria é proporcional aos cuidados dispensados pelo proprietário da peça.


1 - Para limpar sua peça utilize apenas detergente de louça neutro e água corrente:

2 - Para secá-las, utilize uma flanela seca e após seque a peça com o secador de cabelos para abrir o brilho e não deixar a peça úmida;

3 - Evite tomar banho com as peças, pois o sabonete, cremes e óleos de banho deixam um a fina película sobre a superfície deixando a peça opaca;
                     
4 - Não use acetona, pasta de dente, álcool para limpar suas peças. Tampouco, as ferva em água com sabão, pois, esses procedimentos sujam e danificam pedras e metais.

5 - Creme para as mãos, desodorante e perfume devem ser colocados minutos antes das jóias, a fim de evitar possíveis reações químicas.

6 - Pessoas que possuem elevado índice de ácido úrico, nervosas ou que estejam fazendo uso de algum medicamento podem escurecer peças de ouro, prata e folheadas.

7 - Sempre tire as peças quando for executar algum trabalho bruto, onde as mesmas possam sofrer abrasão, queda ou contato com produtos químicos.

8 - Na praia, a água salgada misturada à areia, provoca a corrosão da peça pelo efeito da salinidade; por isso, não utilizar bijuteiras ao ir à praia;

9 - Não utilize bijuterias durante a aplicação de tintura para cabelo.

10 - Ao fazer serviços domésticos deve-se tirar as peças, pois, as mesmas podem sofrer alterações causadas por produtos químicos comuns nos materiais de limpeza;

11 - É aconselhável que você retire suas peças quando for tomar banho de chuveiro ou piscina, a fim de evitar o contato com produtos de limpeza, higiene pessoal e produtos químicos em geral que podem prejudicar a peça.